MATERIAL
DIDÁTICO PARA ORIENTADORES DE CULTOS INFANTIS
A AULA
BÍBLICA
A
execução do ensino é uma tarefa de responsabilidade do professor, a ser feita
com dedicação e amor. Afinal, você está lidando com pessoas a quem Deus muito
ama!
Basicamente, a aula
bíblica é composta das seguintes etapas:
1. PREPARAÇÃO DO
PROFESSOR
Separe tempo, na
semana anterior à classe, para:
-
Oração
- Leitura da
lição
-
Fixação dos objetivos da aula - síntese do que o aluno aprenderá – Exemplo:
Aula sobre o valor da oração
Síntese do ensino – a oração é importante porque é um recurso que
Deus nos dá para nosso crescimento e vitória espiritual.
Aplicação prática: levar o aluno a orar, diariamente.
-
Preparação da aula em si (recursos didáticos, interações com os alunos,
planejamento da aula) – buscando despertar o interesse do aluno e motivá-lo para
a aprendizagem.
2. NA
CLASSE:
O
professor precisa chegar com antecedência de 15 minutos, para prepara os
materiais e ajustar o local (arrumação de cadeiras, ventilação, iluminação,
etc.).
Ao
entrarem os alunos, postado á porta, cumprimenta-os pelo nome e mostra
satisfação em que eles tenham vindo.
Anota os
nomes dos presentes e, se houver visitantes, nome e endereço.
A
seguir, no horário exato, inicia a aula com uma oração. Então procede com a aula
propriamente dita:
1. Leitura Bíblica
É o
texto bíblico no qual se baseia a história da lição. A leitura sempre é
recomendada, mesmo que depois o professor conte a história posteriormente.
Caso a
leitura seja longa, e os alunos de pouca idade, pode-se abreviar ou lê-la de
modo dinâmico (exemplo: se há 2 personagens, o professor e um aluno escolhido
lêem responsivamente o trecho da fala respectiva a cada
personagem).
2. Apresentação do
tema ou da história
Pode-se
iniciar a aula com perguntas sobre o texto, o com uma explanação direta sobre o
mesmo.
Caso a
aula seja sobre história bíblica, sugere-se utilizar figuras ou outros recursos
para tornar atraente o ensino.
É
importante o professor ter em mente que esta não é somente a hora de se contar
uma história, mas sim o momento de transmitir ao aluno as verdades
divinas.
3. Ponto de Contato -
Aplicação da Lição
É o
momento de fazer um fechamento do assunto ou da história bíblica, destacando
lições que se apliquem ao dia-a-dia e à faixa etária de seus alunos.
Também,
você pode aproveitar para avaliar o que aprenderam fazendo perguntas aos seus
alunos.
4.
Atividades
É hora
de usar a revista do Aluno, caso houver. O professor deve dar muita atenção ao
aluno nesta fase. É neste momento que ele vai dar o retorno de tudo o que
aprendeu e você, professor, poderá avaliar, também, seus procedimentos didáticos
e, quem sabe, se for o caso, reestruturá-los.
5.
Memorização do Texto
É o
momento de os alunos memorizarem o texto áureo. Utilize um suporte visual para
essa parte (cartaz ou gravuras).
6. Encerramento
É o
último contato em sala e você deve proceder de tal forma que seu aluno perceba
sempre uma porta aberta para ele voltar e, de preferência, trazendo visitantes.
Apresentam-se os visitantes e lembram-se dos
aniversariantes.
Sempre
encerre sua aula com uma oração, dê oportunidade para um aluno
fazê-la.
Não se
esqueça de despedir os alunos com sorriso e cordialidade, manifestando sincero
desejo de revê-los na próxima aula!
Em
tempo:
Utilize
cartazes, recursos didáticos, exercícios variados, brincadeiras. Faça uso desses
recursos e você verá como sua aula ficará movimentada e seus alunos muito mais
motivados.
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